Cumprindo agendas em Brasília, o deputado Elizandro Sabino e a vereadora Tanise Sabino estiveram reunidos nesta quinta-feira (29) com a coordenadora da Saúde Mental do Distrito Federal, da Secretaria de Saúde, Vanessa Soublin de Vasconcelos. O objetivo do encontra era conhecer os projetos realizados na área da saúde mental.
A Secretaria de Saúde é o órgão do Poder Executivo do Distrito Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde. É função da Secretaria de Saúde dispor de condições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida aos moradores do Distrito Federal.
Um dos projetos realizado pela Coordenação da Saúde Mental é apoio emocional aos pacientes com Covid-19 internados no Hospital Regional do Gama (HRG) e o tratamento ambulatorial pós-covid. Outro projeto que a secretaria desenvolve é o “Programa Voluntariado em Ação”.
O deputado Elizandro Sabino, como presidente da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente, também salientou a importância do cuidado com a saúde mental em relação a infância e adolescência, uma vez que a pandemia tem trazido prejuízo nas relações psicossociais deste público.
Na ocasião da reunião, a vereadora e o deputado Elizandro apresentaram a campanha “Vamos lutar contra: suicídio, automutilação e violência contra as mulheres”. Esta é uma campanha que o casal já vem realizando há anos em Porto Alegre e no Estado do Rio Grande do Sul, através de palestras e ações de conscientização nas igrejas, escolas, faculdades e comunidade em geral.
Sabino é autor da Lei 15.412, de 19 de dezembro de 2019, que instituiu a campanha de estímulo ao cuidado da saúde mental e bem-estar refere que “atualmente temos uma necessidade coletiva de enfrentar os problemas de saúde e saúde mental que vão além do nosso corpo e afetam a vida pessoal, profissional, familiar e social. A saúde mental uma das áreas mais negligenciadas da saúde pública”.
Por fim, Elizandro e Tanise conheceram outros projetos realizados pela Coordenação da saúde mental, saindo satisfeitos com a agenda realizada, trazendo novos compromissos a saúde mental de Porto Alegre.

