No dia 03 de maio de 2023, a Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale, promoveu o 2° Simpósio Prevenção é Solução realizado a nível Nacional, em Santa Cruz do Sul/RS, com o objetivo de conscientizar a população sobre valorização da vida, a prevenção ao suicídio e autolesão e a promoção da saúde mental. As atividades foram lideradas pelo presidente da comissão, deputado João Luiz (AM), pelo vice-presidente, deputado Alexandre Amaro (PR) e pelo secretário deputado Sabino (RS), anfitrião do evento no estado.
Durante a manhã, foram realizadas palestras de conscientização na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, a psicóloga Marli Costa abordou os problemas de saúde e sociais causados pelas drogas e a vereadora psicóloga Tanise Sabino ministrou sobre “Além da dor: compreendendo a relação entre autolesão, depressão e suicídio”, além do depoimento do psicólogo Luciano Santos sobre ações de prevenção nas escolas.
Segundo a psicóloga Marli Costa, “pela primeira vez que eu ouço um grupo de deputados, fazer um trabalho como o de vocês, isso é, também, fazer política, é fazer política séria. Quero parabenizá-los por essa atuação, gostaria de ser uma parceira nesse projeto, para que possamos avançar, cada vez mais” A psicóloga destacou em sua palestra os problemas causados pelas drogas e as políticas públicas de saúde e prevenção ao uso de substâncias psicoativas no Brasil. “Temos um tema bastante árduo no nosso país, a dependência química, é preciso trabalhar em ações para minimizar esses casos, a nossa sociedade está adoecendo”, reforçou.
A psicóloga Tanise Sabino destacou o quanto é fundamental para a sociedade falar sobre suicídio e que é preciso entender os sinais de alerta, fatores de proteção, fatores de risco e a vereadora Tanise também destacou dados a respeito: “a cada 40 segundos uma pessoa realiza suicídio no mundo e a cada 45 minutos no Brasil. No mundo ocorrem de 800mil à 1milhão de mortes por suicídio, por ano, uma média de 10 tentativas a cada suicídio realizado. Seguindo esses dados, são quase 2mil pessoas que morrem, todos os dias, por suicídio. Esse é um problema sério de saúde pública.” Além disso, ressaltou a importância do acolhimento de quem necessita de ajuda, um abraço, palavras de apoio e se colocar à disposição do outro.
O psicólogo Luciano Santos concedeu um depoimento abordando as atividades e ações promovidas em escolas, buscando a valorização da vida. “Atendi muito em escolas, nos meus estágios, e via a necessidade de alunos e professores de conversar sobre o que sentiam, eles, muitas vezes, me procuravam e pediam que eu pudesse ouvi-los, E assim começou o nosso trabalho, poder ajudar crianças, adolescentes e professores”.
“Todo o trabalho desenvolvido pela Comissão e no nosso Simpósio tem a finalidade de tratar sobre práticas e políticas públicas voltadas para a promoção de saúde mental, com destaque para a prevenção ao suicídio, autolesão, depressão e drogas.E saber que esse não é melhor caminho para se vencer qualquer que seja o problema. Obrigado deputado Sabino por nos receber aqui no Rio Grande do Sul para realizarmos esse Simpósio tão importante na cidade de Santa Cruz do Sul”, destacou o deputado João Luiz.
Para o deputado Sabino, secretário da comissão, “é fundamental que sejam realizados eventos como esse, que ajudam a conscientizar a população sobre os riscos e consequências da autolesão, depressão e uso de drogas, além de incentivar a busca por ajuda e tratamento Nós estamos dando esse start aqui na nossa região, para falarmos sobre esses temas tão importantes, porque falar é necessário!”
A prefeita Helena Hermany destacou em sua fala a importância da iniciativa que visa conscientizar sobre a saúde mental, prevenção a depressão, drogas e suicídio. “Parabenizo os deputados por essa iniciativa e destaco o nosso projeto Pacto Santa Cruz pela Paz, programa de prevenção à violência, que une os poderes legislativo e executivo e a rede de ensino para buscar soluções com foco na redução da violência e da criminalidade, promovendo ações ostensivas e também de prevenção.”
O evento contou com a presença de diversas autoridades, a vereadora e presidente da Câmara Municipal Bruna Molz, o vereador Henrique Hermany, o coordenador regional de Educação da 6ª CRE – Santa Cruz do Sul, Luiz Ricardo Pinho de Moura, entre outros representantes dos poderes legislativo e executivo, da Ordem dos Advogados de Santa Cruz do Sul – OAB, além de integrantes da rede de atendimento integrada, professores e alunos da rede de ensino da região e profissionais que atuam na área de saúde, reforçando a importância de se discutir o assunto e buscar soluções para prevenir esses problemas.

