Na segunda-feira, 15 de maio, o deputado Sabino e a vereadora psicóloga Tanise Sabino assinaram a escritura pública em que se declaram doadores de órgãos, no 7º Tabelionato de Notas, em Porto Alegre. A Tabeliã Rita Bervig foi anfitriã nesse importante momento, uma iniciativa que salva vidas.
Em 31 de maio, durante a celebração de 61 anos do Colégio Notarial – CNB/RS, foi realizado o lançamento da Central Notarial de Doação de Órgãos, sistema que possibilita a consulta das escrituras públicas declaratórias contendo a manifestação de vontade relativa à doação de órgãos pelos hospitais e a Central de Transplantes do RS, de forma sigilosa. Dessa forma, pessoas interessadas em se tornarem doadores, podem manifestar a intenção de forma expressa, formal e gratuita junto aos tabelionatos de notas.
“Estamos aqui hoje realizando essa escritura pública como forma de incentivo, ser um doador de órgãos é um grande passo, um único doador pode salvar oito vidas. O Brasil é o segundo país do mundo que mais realiza transplantes e, de acordo com a Central de Transplantes do Estado, mais de 2,8 mil pessoas aguardam por um transplante de órgão no Rio Grande do Sul. Muitas vezes os familiares não autorizam a doação, e com a escritura pública o processo fica mais ágil e transparente. Me alegra fazer parte dessa iniciativa”, destacou Sabino.
Também assinaram suas declarações de doadores de órgãos, o presidente da Associação dos Notários e Registradores do RS (Anoreg/RS), Lamana Paiva, sua esposa Yara Paiva, o corregedor-geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, a Executiva do Via Vida Carmen Conti, e o Registrador de Imóveis e Tabelião, Dr. Guilherme Pinto.

