O Comitê Extraordinário de Acompanhamento e Reconstrução do Rio Grande do Sul, criado para auxiliar na recuperação do estado após as históricas enchentes de 2024, foi oficialmente instalado pela Assembleia Legislativa, no dia 15 de outubro. O comitê, integrado pelo deputado Sabino e demais parlamentares, tem como missão fiscalizar e acompanhar as ações de reconstrução e propor novas medidas preventivas.
O deputado Sabino reforça o seu compromisso com a recuperação das áreas afetadas e com a busca por soluções eficazes para os gaúchos. Além de sua participação no comitê, o parlamentar tem se destacado em ações práticas para apoiar os atingidos pelas enchentes. Ele protocolou o Projeto de Lei nº 167/2024, que propõe isentar do pagamento de contas de luz e água templos religiosos e entidades sem fins lucrativos que prestaram serviços de abrigo para as pessoas afetadas pelas chuvas. Essa medida visa facilitar as despesas dessas instituições que desempenharam um papel fundamental no acolhimento de milhares de gaúchos durante a crise.
O deputado também tem se dedicado ao setor agropecuário, que sofreu severos danos durante as enchentes, com perdas significativas para os produtores rurais. Durante a 47ª edição da Expointer, Sabino, presidente da Frente Parlamentar para Debater a Saúde, Educação, Segurança e Produção no Campo, promoveu um importante debate sobre os desafios enfrentados pelo campo. A reunião discutiu, entre outras questões, a situação do Movimento SOS Agro, que busca soluções para os produtores afetados pelas enchentes e pelas estiagens de anos anteriores. Sabino tem atuado ativamente para garantir que os agricultores recebam o apoio necessário para a recuperação de suas atividades.
A participação do deputado Sabino no Comitê de Acompanhamento e Reconstrução reforça seu compromisso em acompanhar de perto as ações de reconstrução, além de trabalhar para assegurar que as políticas públicas atendam de forma eficaz as necessidades dos gaúchos, principalmente daqueles que mais sofreram com as tragédias climáticas deste ano. O Comitê, criado através da Resolução nº 3.260, é composto por representantes de diversos partidos na Assembleia Legislativa e atuará até 31 de janeiro de 2027.

