De 31 de outubro a 9 de novembro, o deputado Sabino esteve ao lado do vice-governador Gabriel Souza e demais colegas deputados em uma Missão Oficial na Índia, com o objetivo de estreitar relações comerciais e explorar novas oportunidades de negócios entre o Rio Grande do Sul e o país asiático. A comitiva gaúcha, pela primeira vez no país, cumpriu uma intensa agenda, que incluiu mais de 17 reuniões com grandes empresas, confederações industriais e o governo indiano.
Entre os principais compromissos, destacaram-se reuniões com grandes grupos empresariais indianos, como o Aditya Birla Group, Exhicon, e ICICI Bank, além da participação em encontros com a Confederação da Indústria Indiana (CII) e o Ministério de Indústria e Comércio da Índia. Durante esses diálogos, foi discutida a instalação de novos empreendimentos e a exportação de produtos gaúchos para o mercado indiano, além de parcerias estratégicas nos setores agrícola, industrial e de infraestrutura.
A comitiva participou de uma reunião com o Embaixador do Brasil na Índia, Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, onde o deputado Sabino e o vice-governador Gabriel Souza discutiram ações estratégicas para fortalecer as relações diplomáticas e fomentar oportunidades de investimento para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Em encontros complementares no World Trade Center de Mumbai, Sabino também teve a oportunidade de trocar experiências com a assessoria direta do embaixador e com empresários locais e representantes de grandes conglomerados indianos, destacando o potencial econômico e as áreas de inovação do estado.
A missão também foi marcada pela importante reunião na Coalición for Disaster Resilient Infrastructure (CDRI), organização internacional que promove a resiliência de sistemas de infraestrutura a riscos climáticos. Essa agenda se alinhou com os desafios enfrentados pelo Rio Grande do Sul após os eventos climáticos extremos que ocorreram neste ano, e reforçou a necessidade de soluções inovadoras para o futuro do estado.
Agora, o estado se prepara para uma série de ações que irão conectar ainda mais os dois países, com a participação de empresas indianas em feiras gaúchas, como a Expodireto Cotrijal e a vinda de delegações gaúchas para prospectar novas parcerias. “Esse anúncio representa uma conquista importante, criando uma ponte entre o agronegócio indiano e o gaúcho, visando promover o intercâmbio de tecnologias e o fortalecimento de ambos os mercados”, destacou Sabino.
A primeira Missão Oficial do Rio Grande do Sul na índia explorou possibilidades de investimentos, parcerias e inovações que irão beneficiar diversos setores. “Essa missão é um passo essencial para fortalecer as relações comerciais e explorar novas oportunidades para o nosso estado. Estamos construindo pontes sólidas que irão trazer avanços significativos para o Rio Grande do Sul e para o Brasil,” afirmou o deputado Sabino.

