Warning: getimagesize(http://www.elizandrosabino.com.br/site/wp-content/uploads/2025/01/409906_G-scaled.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/elizandrosabino/www/wp-content/plugins/easy-social-share-buttons3/lib/modules/social-share-optimization/class-opengraph.php on line 630

Deputado Sabino destaca segurança nas escolas em pronunciamento na tribuna da ALRS

409906_G

Na sessão plenária desta terça-feira, 12 de dezembro, o deputado estadual Sabino usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para chamar atenção à crescente falta de segurança nas escolas e à necessidade de proteção das crianças e adolescentes.

O parlamentar citou episódios recentes de violência em ambientes escolares pelo país, mencionando ainda o caso de evacuação de uma escola no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, devido a uma ameaça de bomba e destacou dados recentes. Segundo o deputado, conforme o relatório Ataque às Escolas no Brasil, entre 2002 e 2021 aconteceram, em média, de 1 a 3 casos por ano, em 2022 foram 6 casos e 9 casos em 2023. “Esses não são apenas números, ou manchetes de jornais, são nomes, familiares e histórias interrompidas. Um ambiente de aprendizado precisa, também, ser um ambiente de proteção”, reforçou Sabino.

Em seu pronunciamento, o deputado destacou o Projeto de Lei nº 238/2022, de sua autoria, que propõe a instalação de detectores de metais nas entradas das escolas como medida preventiva para evitar situações de violência e garantir um ambiente mais seguro para alunos e professores. “Precisamos agir com urgência e responsabilidade para que nossas escolas sejam um espaço de aprendizado, desenvolvimento e, acima de tudo, segurança. As crianças e adolescentes merecem nossa total atenção e cuidado”, afirmou o deputado.

O Projeto de Lei nº 238/2022 segue em tramitação na Assembleia Legislativa e no início do ano legislativo, a Frente Parlamentar de Defesa da Criança e do Adolescente, presidida pelo deputado Sabino, irá pautar a segurança nas escolas em reuniões e audiências públicas.