A manhã deste domingo, 4 de janeiro foi marcada pela realização da 5ª Caminhada do Janeiro Branco, uma mobilização em prol da saúde mental. O evento, aberto ao público, reuniu autoridades, profissionais da saúde, integrantes de grupos terapêuticos, oscs, lideranças políticas e representantes da sociedade civil para chamar a atenção à importância do cuidado com a saúde mental e do fortalecimento de políticas públicas voltadas à área. Após concentração no Monumento ao Expedicionário, o grupo saiu em caminhada em direção a Avenida Osvaldo Aranha, distribuindo material informativo sobre o tema e também declarando: “Saúde Mental o ano inteiro”, deixando bem claro que o movimento que inicia em janeiro, deve seguir ao longo dos meses.
A mobilização é promovida pela Frente Parlamentar da Promoção à Saúde Mental da Câmara de Vereadores, com apoio dos gabinetes da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino e do Deputado Estadual Sabino, autor da lei que institui o Janeiro Branco no Rio Grande do Sul. Neste ano, o Jockey Club do Rio Grande do Sul, o Instituto de Desenvolvimento Global (IDG), Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Projeto Mais Família, Grupo Esperança, Comunidade Terapêutica Despertar, Ong Shacur passam a integrar oficialmente a iniciativa, reforçando a união de diferentes setores em prol da causa.
Durante a caminhada, a vereadora Tanise Sabino destacou a relevância do tema e o crescimento do engajamento social em torno da causa. “A saúde mental precisa ser tratada como prioridade. Mobilizações como esta mostram que a sociedade está disposta a dialogar, acolher e construir soluções. Esse movimento fortalece a luta pela criação e ampliação de políticas públicas que garantam cuidado, prevenção e acesso aos serviços de saúde mental”, afirmou. Tanise também ressaltou o papel da caminhada como instrumento de conscientização contínua e não restrita ao mês de janeiro.
O deputado estadual Sabino reforçou que a pauta da saúde mental deve estar presente ao longo de todo o ano. “O Janeiro Branco é um marco, mas o cuidado com a saúde emocional precisa ser permanente. Fico muito feliz em ver vereadores e lideranças de diversas regiões do estado participando, porque eles levam essa discussão para suas cidades, ampliando o alcance da conscientização e da ação”, destacou, agradecendo a presença de representantes de diferentes municípios.
Entre as autoridades presentes, o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Gerson Junqueira Júnior, enfatizou a necessidade de integrar a saúde mental de forma definitiva às políticas de saúde. “Não existe saúde plena sem saúde mental. Quando incluímos esse tema na pauta central da saúde, promovemos inclusão e fortalecemos a sociedade como um todo”, afirmou.
O diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Dr. Ricardo Nogueira, lembrou que os transtornos mentais fazem parte da realidade cotidiana de muitas famílias. “Essa é uma questão presente no dia a dia. Além do olhar médico, é fundamental pensar no impacto para familiares e cuidadores. Precisamos avançar, especialmente, no fortalecimento das emergências psiquiátricas, que são essenciais para o atendimento adequado em momentos críticos”, pontuou.
Representando o prefeito na caminhada, a Secretária Municipal da Saúde Adjunta, Jaqueline Rocha, destacou as ações que já vêm sendo desenvolvidas em Porto Alegre na área da saúde mental. Ela também fez um agradecimento especial à vereadora Tanise Sabino. “A cidade tem avançado com políticas e serviços voltados à saúde mental, e esse trabalho é fortalecido pelo empenho da vereadora Tanise, que soma muito à pauta e amplia o debate com sensibilidade e compromisso”, afirmou.
A Primeira-Dama de Porto Alegre, Leopoldina Valério, também participou da mobilização e ressaltou o valor simbólico do evento. “Caminhadas como esta mostram a força da união de pessoas em torno de uma causa maior. É um sinal de cuidado coletivo e de empatia, tão necessários nos dias de hoje”, disse.
Estiverem presentes apoiadores e profissionais da saúde de diversas cidades próximas de Porto Alegre, assim como os vereadores Elias Fernandes (PRD – Alvorada), Daia Pires (MDB – Eldorado do Sul), Jailson Nardes (PP – São Leopoldo) e Marcelo Mattos (MDB -Cachoeirinha).

