A Assembleia Legislativa instalou nesta segunda-feira (22) a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, que será presidida pelo deputado Elizandro Sabino (PTB). A iniciativa tem como objetivo promover a interlocução entre os atores que atuam na área e contribuir para qualificar a rede de proteção.
Sabino, que atuou como conselheiro tutelar por mais de sete anos, afirmou que pretende tratar de temas reais, como pedofilia, gravidez na adolescência e uso abusivo de álcool e drogas por adolescentes.
O coordenador da Comissão da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Carlos Luiz Kremer, lembrou que “num momento de tanta divisão no Brasil, unir esforços em torno de um tema comum é uma vitória”. “A Frente veio para somar na luta pela qualificação da rede de proteção de nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.
Já o presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul, Jeferson Leon, defendeu a construção de uma pauta comum e fortalecimento de ações preventivas.
Participaram da cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, que aconteceu na sala da Presidência do Legislativo, a primeira vice-presidente da Assembleia Legislativa, Zilá Breitenbach (PSDB), o deputado Frederico Antunes (PP), a deputada Franciane Bayer (PSB) e o diretor da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase), André Severo.

