No dia 21 de junho, ocorreu a cerimônia de reinstalação da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral, presidida pelo deputado Sabino. O evento foi realizado no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do RS e contou com a presença de diversas autoridades, representantes das entidades de classe, amigos e parceiros de caminhada.
O deputado Sabino, presidente da Frente Parlamentar desde 7 de agosto de 2019, em seu discurso, ressaltou a sua trajetória junto à categoria, que teve início antes mesmo de assumir como deputado, quando foi vereador de Porto Alegre por dois mandatos e secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana da capital. “Durante os nossos mandatos, estivemos empenhados em apoiar e participar de diversas atividades relacionadas à Justiça Notarial e Registral e hoje, em mais um mandato de deputado, podemos dar seguimento aqui nesta casa legislativa”.
Sabino destacou a agenda de trabalho e fez uma breve prestação de contas da Frente Parlamentar, que inclui o acompanhamento de projetos de lei na Assembleia Legislativa, reuniões com a categoria, ser um elo entre os poderes e promover diálogos com o Parlamento Gaúcho sobre os assuntos pertinentes à atividade extrajudicial. Também foi destaque a aprovação da Lei n° 15.712, referente às Centrais de Serviços Eletrônicos, uma proposição do seu mandato parlamentar.
Na ocasião, o presidente da Associação dos Notários e Registradores do RS, Dr. João Pedro Lamana Paiva, parabenizou Sabino por todo o trabalho feito em parceria com a classe. “A primeira Frente Parlamentar da Justiça Notarial em Assembleias Legislativas do Brasil foi criada aqui no Rio Grande do Sul, é um trabalho fundamental e fortalece a representatividade de um dos serviços essenciais da nossa sociedade, a atividade notarial e registral”, ressaltou.
Estiveram presentes na ocasião o juiz-corregedor do Tribunal de Justiça, Felipe Lumertz; presidentes das entidades de classe: José Carlos Guizolf Espig (Sindicato dos Serviços Notariais do RS – Sindinotars), Romário Mezzari Presidente do Instituto de Estudos e de Protesto de Títulos do Brasil – IEPTB/RS), Sérgio Mersserschimidt (Colégio Registral do RS e da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões – ARN), Sidnei Hofer Birmann (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do RS – Arpen/RS); Registradores, Tabeliães e demais representantes da categoria de diversas cidades gaúchas.

