Nesta quarta-feira, 13 de setembro, foi realizada a cerimônia de reinstalação da Frente Parlamentar em Apoio às Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, presidida pelo deputado Sabino. O evento foi realizado no Vestíbulo Nobre Érico Veríssimo da Assembleia Legislativa do RS e contou com a presença de diversas autoridades e representantes das entidades da área da saúde.
Segundo o proponente da iniciativa, deputado Sabino, “em que pese estejamos vivendo a maior situação de desastre natural sofrida no nosso Estado, mais oportuno se torna a nossa reinstalação, para debatermos o importante trabalho realizado e o apoio que devemos dar para as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. São eles que estão atendendo as famílias vítimas das enchentes e que prestam um serviço fundamental em meio a esse momento de dificuldade.”
Atualmente o Rio Grande do Sul possui mais de 247 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, sendo detentores de mais de 75% do atendimento via SUS. Além disso, 183 municípios do Estado contam com a presença de apenas um hospital e esse é uma Santa Casa ou Hospital Filantrópico.
“Na condição de presidente da Frente Parlamentar, desde 18 de abril de 2019, sempre coloco o nosso mandato à disposição para trabalharmos em favor da saúde dos gaúchos. E sigo com esse compromisso por mais um mandato, promovendo o debate e a interlocução entre a sociedade, o Governo e as instituições de saúde do nosso Estado. E me alegra dizer que todos os deputados se engajaram para destinar recursos de emenda parlamentar para diversas cidades e que muitas foram entregues para hospitais e entidades filantrópicas”, destacou Sabino.
O deputado Airton Artus destacou em sua fala que a importância de atuarmos em favor da saúde no nosso Estado. “Agradeço ao deputado Sabino pelo convite para ser vice-presidente da Frente Parlamentar, iniciativa que tem como função fazer a interlocução nesta área tão vital para a saúde, que passa por inúmeras dificuldades e desafios. Além da defesa dos hospitais, a Frente Parlamentar tem como objetivo demonstrar o momento que as Santas Casas estão passando e tratar sobre a sobrecarga da saúde nos municípios gaúchos”.
Segundo a Secretária Arita Bergmann, “os últimos tempos têm nos desafiado para nos mantermos com resiliência, disposição e com uma vontade imensa, enquanto Governo do Estado, de vencer as adversidades e mostrar para a sociedade gaúcha que nós estamos unidos por uma causa maior, que é estar junto das pessoas que precisam de ajuda. Como demonstra o deputado Sabino, junto com a Frente Parlamentar, e os demais deputados desta casa, que são sensíveis a centenas de instituições que são, de fato, a grande porta aberta para acolher e salvar vidas. De fato este ato aqui tem um simbolismo, uma grande missão, não só valorizar as instituições filantrópicas, mas mostrar que nós estamos juntos para fortalecer o segmento”.
Estiveram presentes na ocasião: secretária estadual da Saúde Arita Bergmann; superintendente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, André Lagemann; vereadora Tanise Sabino, representando a Câmara de Vereadores de Porto Alegre; vereadora Fátima Marchezan de Alegrete; diretor da Federação e presidente do Sindicato dos Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS (Sindiberf), Ricardo Englert; presidente do hospital Vila Nova, Dr. Dirceu Beltrane Dalmolin; diretor do Exercício Profissional da AMRIGS, Dr. Ricardo Moreira Martins; provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Alfredo Englert; representando a Comissão Especial de Saúde da OAB, Dr. Lucas Lazaretti; representando a Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, Regis Pinto e Silva; diretora do Departamento Hospitalar da Secretaria Estadual da Saúde, Liziane Fagundes; secretário de Administração Luis Carlos Lima, de Santa Vitória do Palmar.

