Warning: getimagesize(http://www.elizandrosabino.com.br/site/wp-content/uploads/2025/04/491463288_18496337746041515_2068362238144197347_n.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/elizandrosabino/www/wp-content/plugins/easy-social-share-buttons3/lib/modules/social-share-optimization/class-opengraph.php on line 630

Deputado Sabino promove Grande Expediente com o tema Homeschooling: um debate necessário

491463288_18496337746041515_2068362238144197347_n
No Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (15), o deputado Elizandro Sabino  falou sobre o tema Homeschooling: um debate necessário. Ele destacou que esse modelo de educação cresce no Brasil e no mundo, e que precisa ser debatido com responsabilidade, com base em evidências e na realidade das famílias. Sabino ressaltou também que o STF já reconheceu que o ensino domiciliar não é inconstitucional, mas depende de regulamentação legal.

Sabino esclareceu que a educação domiciliar ocorre quando os pais assumem a responsabilidade de educar seus filhos em casa. “Se trata de um formato alternativo e facultativo ao sistema tradicional de ensino”, ressaltou o parlamentar. Ele mencionou que em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia o homeschooling é legalizado, regulamentado e reconhecido como uma escolha legítima. “Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 5 milhões de crianças estão em ensino domiciliar. O presidente Donald Trump anunciou investimentos bilionários para fortalecer o homeschooling. E isso traz força às famílias e respeita a sua autonomia na formação dos filhos”.

O parlamentar disse que pessoas educadas em casa apresentam, em média, desempenho acadêmico superior, maior engajamento cívico, senso de responsabilidade e equilíbrio emocional. “Não se trata de isolamento, mas de personalização do ensino. Famílias que optam por essa modalidade não enclausuram seus filhos, pelo contrário, buscam oportunidades de convívio social por meio de grupos de apoio, atividades culturais, esportivas e sociais”, disse.

Aumento do homeschooling no Brasil –  De acordo com o deputado, o número de famílias adotando o homeschooling no Brasil tem aumentado a cada ano que passa. Sabino afirmou que isso mostra “que não estamos diante de uma moda, mas de uma escolha convicta, concreta, uma escolha por amor, por valores, por experiências vividas e pela busca do melhor”.

Acrescentou que a casa do saber, como disse José Monir, é todo o lugar onde há alguém verdadeiramente interessado em ensinar e um aluno verdadeiramente disposto a aprender. “Estamos falando de famílias que se dedicam de verdade, que planejam, estudam e acompanham cada passo do desenvolvimento dos filhos”, observou. Além disso, frisou que milhares de famílias atípicas vivem essa realidade todos os dias. Relatou que há muitos casos de famílias sendo processadas porque optaram por educar seus filhos em casa. “Estão perseguindo pais que só querem o melhor para os seus filhos”, ponderou.

Participaram o representante da Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned), Dr. Carlos Xavier; a vereadora e psicóloga Tanise Sabino, representando a Câmara Municipal de Porto Alegre; o vereador de Alvorada, Elias Fernandes; o vereador de São Leopoldo, Jailson Nardes; o escritor e palestrante Rodrigo Mocellin; Rodrigo Tavares, representante das famílias de estudantes domiciliares; a coordenadora da Famurs Vivian Garcia, entre outras autoridades e convidados.