Em uma cerimônia marcada por tradição e inovação, a vereadora Tanise Sabino e o deputado estadual Elizandro Sabino participaram, no Paço Municipal de Porto Alegre, no dia 05 de julho, das comemorações pelos 160 anos do Registro de Imóveis da 1ª Zona da capital. O evento, organizado pelo registrador João Pedro Lamana Paiva, também marcou o lançamento do livro “O Registro na Era Digital”, que aborda os avanços tecnológicos no sistema registral brasileiro.
Representando, respectivamente, a Câmara Municipal de Porto Alegre e a Assembleia Legislativa do Estado, a vereadora Tanise e o deputado Sabino participaram na condição de presidentes das Frentes Parlamentares da Justiça Notarial e Registral no âmbito municipal e estadual. A solenidade contou com a presença de autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo, além de representantes de entidades de classe e especialistas da área registral.
“Vivemos um momento histórico. Os cartórios de registro fazem parte do cotidiano das pessoas e precisam estar à altura dos novos tempos. Com tecnologia e transparência, fortalecemos a segurança jurídica e aproximamos os serviços da população. Como presidente da Frente Parlamentar Municipal da Justiça Notarial e Registral, sigo comprometida com o fortalecimento institucional deste setor essencial para a cidadania”, afirmou a vereadora psicóloga Tanise Sabino.
Para o deputado Elizandro Sabino, a trajetória do Registro de Imóveis da 1ª Zona é motivo de orgulho para o Rio Grande do Sul. “São 160 anos de serviço à sociedade, garantindo segurança e autenticidade nos atos da vida civil. Celebrar esta história é também projetar o futuro. Nosso trabalho na Assembleia é justamente garantir as condições para que o sistema notarial e registral siga evoluindo com responsabilidade e inovação”, declarou.
O anfitrião da noite, Dr. João Pedro Lamana Paiva, destacou a relevância do lançamento do livro como marco simbólico da transição de uma era. “Estamos vivendo um novo tempo no Direito Registral. O livro que lançamos hoje é resultado do trabalho coletivo de muitos profissionais que acreditam na transformação digital como instrumento de eficiência e cidadania. E esta celebração reforça o compromisso com a história e com o futuro dos serviços registrais no Brasil.”
Presente no evento, o prefeito Sebastião Melo saudou o trabalho dos registradores como parte fundamental da estrutura democrática. “Quando falamos de registro, falamos de confiança. E Porto Alegre tem orgulho de abrigar um dos serviços mais antigos do país. Que os próximos anos sejam de ainda mais integração entre os entes públicos e os profissionais do setor, sempre com foco no cidadão”, declarou.
O evento também promoveu um momento de reconhecimento aos colaboradores da 1ª Zona do Registro de Imóveis, além de reunir juristas, tabeliães, registradores e representantes de entidades como Anoreg-RS e Colégio Registral.

