Na noite de quinta-feira, 10 de abril, o deputado estadual Sabino participou da audiência pública promovida pela Comissão Especial para Analisar a Equidade nos Serviços dos Hospitais Públicos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, realizada na Assembleia Legislativa.
O evento recebeu como convidado o secretário da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, que compartilhou a experiência do estado paulista na gestão da rede pública hospitalar. Em sua apresentação, destacou programas implantados em São Paulo, como a regionalização da saúde, a Tabela SUS paulista, o fortalecimento da Saúde Digital e a parceria com universidades para impulsionar projetos de inovação e tecnologia na área da saúde.
Segundo o secretário, ao assumir a pasta, o sistema de saúde enfrentava um colapso, com milhares de pacientes aguardando exames e cirurgias eletivas, situação agravada pelo período da pandemia. Para enfrentar esse passivo, foram adotadas ações estratégicas, como a descentralização do atendimento e a implantação do SUS paulista. Em 2024, São Paulo destinou cerca de R$ 5,2 bilhões adicionais para a saúde, com a expectativa de ultrapassar 14% da arrecadação estadual aplicada no setor.
A audiência pública foi uma importante oportunidade para refletir sobre alternativas que possam fortalecer os serviços hospitalares no Rio Grande do Sul. “Foi enriquecedor conhecer as soluções adotadas em São Paulo e pensar em caminhos que podemos seguir por aqui. Como presidente da Frente Parlamentar em Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, sigo comprometido em defender essas instituições que são essenciais para garantir o acesso à saúde em todas as regiões do nosso estado”, destacou o deputado Sabino.
Além de Sabino e dos deputados Cláudio Tatsch e Tiago Duarte que integram a Comissão Especial, também participaram da audiência a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann; o secretário estadual da Agricultura, Edivilson Brum; a presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais sem Fins Lucrativos do RS, Valderli Barros; a auditora do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), Isana Oliveira da Silva; o representante do Tribunal de Justiça do Estado, Cairo Madruga; o representante da Procuradoria-Geral de Justiça do RS, Leonardo Barrios; o presidente do Cremers, Eduardo Trindade; a presidente da Comissão Especial do Direito à Saúde da OAB, Mariana Diefenthäler; e o vice-presidente do Sindicato Médico do RS, Felipe Vasconcelos, entre outras lideranças da área da saúde e do setor público.

