Durante a 47ª edição da Expointer, a Frente Parlamentar para Debater a Saúde, Educação, Segurança e Produção no Campo, presidida pelo deputado Sabino, promoveu uma importante discussão. O encontro, realizado na última quinta-feira, 29 de agosto, destacou o enfrentamento dos desafios que o setor agropecuário tem enfrentado, com ênfase no Movimento SOS Agra, que busca soluções efetivas para os produtores rurais afetados pelas enchentes de abril e maio, bem como pelas estiagens que castigaram o estado em anos anteriores.
A reunião contou com a presença de importantes lideranças, entre elas o prefeito de Barra do Rio Azul e presidente da FAMURS, Marcelo Arruda; presidente do Sindicato Rural de São Francisco de Paula e diretora da FARSUL, Margarete Medeiros Marques; coordenadora do Movimento SOS Agro e presidente do Sindicato Rural de Barra do Ribeiro, Marília Terra Lopes; agrônomo Fernando Assis; coordenadores e superintendentes da FAMURS.
“Estivemos presentes em reuniões na Expointer no ano passado e, assim, nasceu a ideia deste grupo de trabalho da nossa Frente Parlamentar. Essa Frente foi criada anteriormente à catástrofe e, agora, mais do que nunca, ela se faz importante. É vital essa frente parlamentar para a economia gaúcha. Hoje, vemos a demonstração da força do Rio Grande e do agronegócio. Estamos acompanhando que há a intenção por parte de todos aqueles que vivem e sobrevivem das ações e do trabalho do agronegócio, plantação e criação de animais e que realmente o Rio Grande é capaz de se auto reconstruir. E o debate e a ação são fundamentais”, reforçou o deputado Sabino.
O prefeito Marcelo Arruda destacou a importância desse grupo de trabalho, reforçando que no Rio Grande do Sul, a agricultura representa 30% da economia. “Essa Frente Parlamentar é importante para vir reforçar esse diálogo sobre reconstrução. Nós que somos pequenos municípios, que vivem e respiram o agronegócio, entendemos essa relevância. A FAMURS, que representa os 497 municípios, mesmo nesse momento difícil, entre todos os desafios que temos enfrentado, um setor que tem gerado preocupação é a atenção necessária para os empreendedores rurais para poderem se reerguer. São três secas seguidas, um ano de enxurradas, que realmente levaram a um desafio muito grande”, ressaltou Arruda.
“Cumprimentar o deputado Sabino e todas as lideranças que tiveram essa brilhante ideia de constituir essa Frente, porque não podemos deixar que as coisas aconteçam para depois tomar providências. Vocês já estavam adiantados em construir essa Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa, com o objetivo tão evidente de apoiar as questões dos municípios ligados às áreas de campo e agricultura. Precisamos, sim, resolver esse grande desafio que o Rio Grande do Sul está enfrentando”, destacou a diretora da Farsul, Margarete Medeiros Marques.
Segundo Marília Terra Lopes, coordenadora do Movimento SOS Agro: “É importante o Movimento SOS Agro estar presente nessas diversas reuniões e iniciativas promovidas na Expointer, para que possam ser abordadas as questões de recuperação do nosso Estado. “O que pedimos é atenção, a nível estadual e federal para, juntos, podermos ajudar o nosso Estado e o agronegócio possa se reerguer. Os produtores pedem por ajuda, além de desafios relacionados às lavouras, muitos agricultores ainda vêm sofrendo com questões de saúde mental”, citou.
Sabino finalizou ressaltando: “Precisamos unir esforços para buscar soluções que garantam a recuperação e o fortalecimento do nosso campo, oferecendo melhores condições para os gaúchos que dependem do agronegócio. Um próximo passo é, a partir desse encontro, encaminhar as demandas e os apelos citados na nossa reunião. Contem conosco para essa interlocução”.

