No dia 20 de julho, a antiga Rua Dezesseis, localizada na Lomba do Pinheiro, ganhou oficialmente o nome de Rua Jaci Goulart. A nova denominação é fruto de um projeto de lei de autoria da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Em respeito à legislação eleitoral das eleições de 2024, a parlamentar não pôde comparecer à cerimônia e foi representada pelo Deputado Estadual Sabino.
A cerimônia de nomeação reuniu diversas lideranças locais, familiares de Jaci Goulart, e representantes religiosos, como o Pastor Cláudio Kupka, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB); e o Pastor Luis Paim Capeletti, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. O momento foi abrilhantado pela apresentação do Grupo Cantábile, regido por Delmar Dickel, que conhecia bem o homenageado e encerrou a homenagem com a música “Canção da América”, de Milton Nascimento – que em sua letra fala de amizade e saudade, convidando todos os presentes a cantarem juntos como uma forma de homenagear o amigo Jaci Goulart.
“Escutando o Grupo Cantábile, fico imaginando como será no céu”, declarou o Deputado Sabino, elogiando a performance do Grupo e saudando todos os presentes. Representando a Vereadora Tanise, o parlamentar destacou a importância de ações como a nomeação de ruas para perpetuar legados: “A homenagem foi assertiva, unindo diferentes denominações religiosas em prol de um cidadão exemplar e querido por todos, como destaca a placa da Rua Jaci Goulart. Esta é uma forma de resumir, em poucas palavras, o legado que ele deixou para Porto Alegre.”
Priscila Goulart, filha do homenageado, não conteve a emoção: “Eu não tenho palavras para agradecer a todos, porque cada um nos ajudou de uma forma diferente quando meu pai esteve doente. Mas, em especial, quero agradecer à Vereadora Tanise por esta linda homenagem e por fazer o meu pai ficar para sempre na história de Porto Alegre, da mesma forma que está para sempre em nossos corações.”
O Pastor Cláudio Kupka lembrou com carinho dos anos de convivência com Jaci: “As pessoas verdadeiramente grandes e poderosas, de muito conhecimento, muitas vezes são simples, como o Jaci. Acredito que Deus manifesta sua glória através de pessoas como ele. Jaci era sempre alegria, muitos sorrisos, e foi um parceiro em muitas jornadas.”
Caroline Strüssmann, amiga de Jaci e integrante da equipe da Vereadora Tanise, também expressou o reconhecimento da importância da homenagem: “Este momento concretiza o empenho da Vereadora Tanise de estar próxima de pessoas com propósitos em comum e de lutar e honrar as pessoas simples e que multiplicam valores cristãos. Esta homenagem é a valorização de uma pessoa simples, mas extraordinária, como o nosso querido Jaci. E a data não poderia ser mais adequada: 20 de julho, Dia do Amigo.”
O Pastor Luis Paim Capeletti ressaltou o exemplo contagiante de Jaci e sua dedicação à igreja e ao próximo: “Jaci nos ensinou que servir com alegria transforma não apenas quem recebe, mas também quem doa. Seu legado permanecerá como inspiração para todos nós.”
O legado de Jaci Goulart
Jaci Goulart foi o caçula de cinco irmãos biológicos e outros tantos de criação. Pai de cinco filhos, avô de 15 netos e bisavô de seis, dedicou sua vida ao trabalho e ao cuidado com o próximo. Desde cedo, trabalhou como jardineiro e coveiro no Cemitério da Comunidade Evangélica de Porto Alegre, e mais tarde como porteiro e auxiliar de escritório na Sede Nacional da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, onde conquistou a todos com sua alegria e carisma.
Conhecido por seu sorriso contagiante, histórias marcantes e dedicação incansável, Jaci deixou um legado de quase 40 anos de serviços prestados à igreja e à comunidade. Faleceu aos 67 anos, vítima de um câncer agressivo, mas permanece vivo nas lembranças de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
A nomeação da Rua Jaci Goulart é um reconhecimento à sua trajetória de dedicação, humildade e amor ao próximo, eternizando sua memória como exemplo para as gerações futuras.

