Warning: getimagesize(http://www.elizandrosabino.com.br/site/wp-content/uploads/2023/03/359669_G.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/elizandrosabino/www/wp-content/plugins/easy-social-share-buttons3/lib/modules/social-share-optimization/class-opengraph.php on line 630

Proteção de crianças e adolescentes é tema de Grande Expediente do deputado Sabino

359669_G

Nesta terça-feira, 21 de março, o deputado Sabino, presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Criança e do Adolescente, utilizou o período do Grande Expediente da Assembleia Legislativa para abordar “Como proteger nossas crianças e adolescentes da violência doméstica, nas escolas, redes sociais e exploração sexual?”. 

O parlamentar iniciou o Grande Expediente com um relato sobre um caso de abuso sexual, quando estava no seu primeiro mandato de Conselheiro Tutelar em Porto Alegre, e ressaltou quanto é importante capacitar os integrantes do Sistema de Garantia de Direito das Crianças e Adolescentes. “Faço um convite para o nosso III Seminário de Capacitação na Área da Infância e Juventude, que acontecerá no dia 13 de abril, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. As inscrições são feitas de maneira gratuita pelo site www.capacitarrs.com.br e o seminário possui certificação. Capacitação e debates são muito importantes e são pilares do nosso mandato”, destacou.

Em sua fala, Sabino destacou que a violência contra crianças e adolescentes, sendo ela, física, psicológica, institucional e sexual pode ocorrer em diferentes esferas, por exemplo, no âmbito domiciliar, junto à família, no âmbito escolar e no convívio em qualquer relação. “No ano passado, segundo levantamento feito pelo Observatório da Secretaria da Segurança Pública, o Rio Grande do Sul registrou casos de violência contra criança e adolescente todos os dias, é mais de um caso por hora. Além disso, mais de 9 mil crianças e adolescentes com até 18 anos foram vítimas de algum tipo de violência, sendo elas: exploração sexual, assédio, importunação, estupro e estupro de vulnerável, lesão corporal e maus-tratos. Isso é um absurdo!”

O deputado destacou em sua fala a necessidade do debate, acompanhamento e encaminhamento de casos de suspeita ou de confirmação de violência contra crianças e adolescentes. “Enquanto sociedade, precisamos estar atentos a todos os sinais de alerta. Nossas crianças e adolescentes, muitas vezes, nos mostram que há algo de errado e que precisam de ajuda. Podem haver mudanças de comportamento, silêncio predominante, marcas de agressão, problema de frequência escolar, comportamentos sexuais ou infantis. Cuidar das nossas crianças e adolescentes em casa, nas escolas, na internet, ao ar livre é fundamental. Muitas vezes as agressões e abusos partem de pessoas próximas às vítimas e podem ocorrer em todos os lugares”, ressaltou.

Além disso, Sabino abordou sobre os riscos que crianças e adolescentes estão expostas na internet, como problemas relacionados a falta de privacidade, bullying cibernético, assédio e abuso sexual, exposição a conteúdos inapropriados, entre outros “Sabemos que a internet pode ser uma ferramenta muito importante para obtermos informação, utilizarmos como instrumento de estudo e pesquisa, mas também é um grande perigo”, destacou.

Estiveram presentes na ocasião o subdefensor público-geral para Assuntos Administrativos Dr. Marcelo Candiago, o coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado Dr. Antônio Carlos de Castro Neves Tavares, a Titular da 1ª DPCA/DECA delegada Camila Franco Defaveri, o diretor-geral da Secretaria de Educação do RS Paulo Burmann e a vereadora Tanise Sabino, representando a Câmara Municipal de Porto Alegre.